Tratamento biológico de efluentes: vantagens do sistema totalmente anaeróbio

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

O correto tratamento de efluentes é fundamental para eliminar os contaminantes presentes na água, tornando-a limpa e reutilizável. Além de minimizar os impactos negativos que o esgoto causa ao meio ambiente, esse processo também é capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Várias são as técnicas possíveis, porém, para que isso se concretize, o tratamento biológico por meio de um sistema totalmente anaeróbio é uma excelente alternativa.

O que é tratamento biológico de efluentes?

Como o próprio nome já sugere, trata-se de uma maneira de degradar a matéria orgânica contaminante de maneira biodegradável. Isso significa explorar os microrganismos presentes nos tanques de tratamento. Isso pode acontecer de maneira aeróbia ou anaeróbio. 

O que diferencia esses sistemas é o uso ou não de oxigênio para a remoção adequada das substâncias. O sistema anaeróbio se destaca, pois não faz uso de nenhum equipamento elétrico acoplado ao sistema. Isso significa redução de custos de funcionamento, operação e manutenção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Características do sistema anaeróbio

Um sistema anaeróbio tem uma eficiência de 80% a 85% na remoção de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio). Os equipamentos são totalmente estanques e herméticos, produzidos em fiberglass de alta resistência química e mecânica, atendendo todas as especificações das normas vigentes.

Aqui na Delta Ambiental, as resinas poliéster utilizadas são específicas para atender o que determina a NBR 7229/93. Ou seja, resistência mecânica adequada às solicitações a que cada componente é submetido e resistência ao ataque químico de substâncias contidas no esgoto afluente ou geradas no processo de digestão.

Outra norma a qual nos atentamos é a NBR 13969/97, pois o sistema anaeróbio desenvolvido pela empresa não permite a infiltração da água externa à zona reatora do filtro e vice-versa. 

Vantagens do sistema anaeróbio

Além da alta capacidade de remoção de carga orgânica, um sistema anaeróbico é muito mais econômico do que os métodos tradicionais. A Delta também garante estanqueidade total, evitando contaminação do lençol freático e facilidade de instalação. Isso é possível, pois os equipamentos estão prontos e, portanto, não têm a necessidade de montagens e/ou rejuntamentos no local. Eles ainda podem ser enterrados sem a necessidade de paredes de contenção. Destacam-se ainda outros benefícios:

  • Simplicidade operacional;
  • Baixo impacto em ambientes urbanos (ruído, odor, visual);
  • Vida útil do material: 40 anos;
  • Garantia: 6 anos contra defeitos de fabricação.

Onde adquirir

Agora que você descobriu as vantagens de usar um sistema totalmente anaeróbio para o tratamento biológico de efluentes, não deixe de entrar em contato com a Delta Ambiental para solicitar um orçamento. Estamos prontos para atender a sua necessidade.