Técnica de fabricação de tanques de fibra define resistência e durabilidade do produto

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

Os reservatórios são fundamentais na armazenagem de uma série de produtos, desde alimento e água, a produtos químicos tais como ácidos, sais, hidróxidos, entre outros. Sua fabricação em plástico reforçado com fibra de vidro favorece um depósito seguro e responsável, porém, existem diferentes técnicas de fabricação de tanques de fibra, como por spray up ou filamento contínuo. Elas, por sua vez, podem interferir no resultado final. Embora cada procedimento assegure suas características, é importante estar atento às novas tecnologias, capazes de aperfeiçoar o processo e trazer ainda mais benefícios. 

De acordo com Nadina Rodriguez da Delta Ambiental, entender o modo de produção dos tanques de fibra assegura que a aquisição do produto seja feita de maneira consciente e de acordo com as características requeridas pelo projeto. “Um investimento assertivo não deve se pautar no valor aplicado, mas sim, em como ele poderá ser durável e vantajoso a curto, médio e, principalmente, longo prazo”, afirmou a gerente operacional da Delta, fabricante de reservatórios e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

Na fabricação de tanques de fibra por meio da técnica spray-up, a aplicação da fibra de vidro e da resina são feitas simultaneamente por uma pistola. No processo, o fio composto de microfibras de vidro é desenrolado da bobina e picado na pistola laminadora. Assim, o fio junto com a resina são aplicados diretamente na superfície do molde. Embora simples, a técnica é predominantemente manual e exige uma série de outros procedimentos para remover as rebarbas que ficam, por exemplo.

Já o método de filamento contínuo (Filament Winding) é atualmente o mais moderno do mercado. Ele garante uma durabilidade e resistência ao produto diferenciada, devido à tecnologia aplicada. “Esse processo possibilita o uso da fibra sem cortes, diferente da spray-up. É utilizada uma máquina, com software acoplado, em que são determinadas as condições de trabalho, tais como rotação, comprimento e espessura. Assim, os fios contínuos de fibra de vidro são dispostos em padrões exatos de alinhamento, promovendo maior resistência e durabilidade aos reservatórios”, explica Nadina Rodriguez. O processo, totalmente automatizado, não requer qualquer intervenção humana além do comando do sistema. A resistência do filamento contínuo também é oito vezes maior que o spray up.

Entre as vantagens do uso do filamento contínuo estão a instalação rápida e simples, com facilidade de transporte e a alta resistência mecânica. “É possível garantir que o tanque de fibra será entregue totalmente inerte a qualquer tipo de corrosão”, pontua a gerente da Delta Ambiental, empresa que utiliza esse procedimento em seu processo de produção de tanques de fibra. A superfície interna lisa e sem rebarbas permite ainda facilidade de fluxo e limpeza, eliminando problemas de contaminação e desenvolvimento de microrganismos.