O que são Biodigestores

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest

 

BiodigestoresBiodigestores são equipamentos de fabricação relativamente simples, possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes. O biodigestor geralmente é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais, acrescidos de água.

Os detritos entram em decomposição dentro do aparelho pela ação de bactérias anaeróbicas (que não dependem de oxigênio). Todo o material orgânico acaba convertido em gás metano, que é utilizado como combustível (em fogões de cozinha, ou geradores de energia elétrica).

O resíduo sólido que sobra no biodigestor também pode ser aproveitado como fertilizante.

O material orgânico utilizado não deve conter produtos tóxicos, pois matariam as bactérias responsáveis pela produção de gás.

Existem diversos tipos de biodigestores, cada um com características próprias de operação, que dependem do tipo de material utilizado, das condições locais, etc. Mas basicamente um biodigestor é composto por um recipiente que abriga e permite a digestão da matéria, cujo interior é protegido do contato com o ar atmosférico para que a biomassa seja metabolizada por bactérias anaeróbias, um sistema de entrada do material que será digerido, um sistema de descarga do efluente (biofertilizante) e um armazenador de biogás (gasômetro).

Alguns fatores são fundamentais para que o processo dos biodigestores ocorra, como: temperatura, pH, umidade e disponibilidade de nutrientes para as bactérias. Esses fatores influenciam o desenvolvimento e a atividade das bactérias digestoras. O período em que o material orgânico permanece no biodigestor até sua completa degradação é chamado de tempo de retenção. Esse tempo varia de acordo com o volume de material depositado no biogestor, sendo que cada biodigestor possui uma capacidade limite de absorção de matéria orgânica.