Água de reuso é um processo pelo qual a água passa para que possa ser utilizada novamente. Neste processo pode haver ou não um tratamento da água, dependendo da finalidade para a qual vai ser reutilizada.
Importância
Por se tratar de um bem natural que está cada vez mais raro e caro, reutilizar a água é de fundamental importância para o meio ambiente e também para a economia das empresas, cidadãos e governos.
Exemplos práticos de reuso da água:
– Numa empresa, a água usada em processos industriais pode ser tratada numa estação de tratamento de água na própria empresa e reutilizada no mesmo ciclo de produção.
– Numa residência, água de banho pode ser captada e usada para lavagem de quintal e para dar descarga em vasos sanitários. Já existem sistemas a venda no mercado que fazem a captação, armazenamento e filtragem deste tipo de água.
– Água da rede de esgoto pode passar por um processo eficiente de tratamento e ser utilizada para regar jardins públicos, lavar ruas e automóveis e irrigar plantações. Esta água também pode ser devolvida à natureza para seguir o ciclo hidrológico.
![]() |
![]() |
![]() |
Tratamento de esgoto – Reúso de Esgoto Tratado.
Na prática, até mesmo a água que recebemos em nossa torneira é, de certa maneira, o esgoto que foi tratado. Isso porque, quando transformamos a água potável em esgoto, o mesmo segue para as estações municipais recebe um tratamento e quando atinge um nível seguro de pureza o esgoto já tratado é lançado nos rios, que farão o processo de depuração biológica, transformando o esgoto em água doce novamente.
Acompanhe em nossas redes sociais mais artigos sobre tratamento de esgoto, tratamento de água, saneamento ambiental e meio ambiente.
Saiba mais também sobre:
ETEs Modulares – Tipo de Esgoto: Doméstico /orgânico
ETEs Anaeróbias – As estações de tratamento de esgoto anaeróbias caracterizam-se basicamente pela ausência de fase aerada no processo de tratamento.